10/11/2023 às 08h30min - Atualizada em 10/11/2023 às 08h30min

Mulheres da zona rural de Sebastião Barros participam de ação de prevenção e combate ao câncer

Portal Corrente
A Secretaria Municipal de Saúde de Sebastião Barros realizou uma ação inédita voltada para as mulheres da zona rural do município. Trata-se da Unidade Básica de Saúde do Bamburral, que promoveu uma roda de conversa com as mulheres da comunidade, com o tema voltado para o combate e prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

As participantes foram as mulheres da própria comunidade, com idade entre 25 e 65 anos, que receberam orientações da enfermeira Luciene. Ela esclareceu sobre os cuidados para prevenção da doença e a forma de identificar possíveis sintomas, além de enfatizar sobre a importância do acompanhamento médico periódico, utilizando os recursos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município.

"A partir de uma certa idade, é indispensável o acompanhamento médico para as mulheres, com a realização de exames e encaminhamento, caso necessário, para os profissionais especializados. Hoje em Sebastião Barros nós temos o recurso da teleconsulta, no qual todas as mulheres podem ser atendidas por médicos especialistas, como no caso o matologista. Os recursos estão disponíveis, mas as mulheres precisam tomar a iniciativa de cuidarem da própria saúde", ressalta a coordenadora municipal de Saúde, Edinísia Mariana de Carvalho.

Durante a ação, 15 mulheres já realizaram o exame citológico, com o agendamento das outras participantes. Além da roda de conversa e dos exames, as mulheres também participaram de um caprichado café da manhã e receberam brindes, como lacinhos e enfeites de cabelo, para reforçar a lembrança sobre a importância do autocuidado.

A roda de conversa foi recebida com grande satisfação pelas mulheres da comunidade, que alegaram que nunca tinham participado de ação semelhante. A ação contou com a participação da enfermeira Luciene Lopes e da técnica em Enfermagem Mirian Serpa, além da equipe de apoio.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »