28/03/2013 às 23h00min - Atualizada em 28/03/2013 às 23h00min

Faleceu o ex-deputado federal Ciro Nogueira Lima

Velório aconteceu durante todo o dia na Assembleia Legislativa

ALEPI

 

Faleceu hoje o ex-deputado federal Ciro Nogueira Lima.  As últimas homenagens serão prestadas na Assembleia Legislativa, no salão nobre Deputada Francisca Trindade. O corpo de Ciro Nogueira chegou no início da tarde desta quinta-feira. Pai do senador Ciro Nogueira Filho, ele deixa a esposa Eliane Nogueira e mais quatro filhos : Raimundo Neto Nogueira, Gustavo Nogueira, Alexandra e Juliana Nogueira.

 

De importante família política, ele foi deputado federal por duas legislaturas: 1983-1987 e 1991-1995. Eleito pela primeira vez para deputado federal em 1982 deixou o PMDB e filiou-se ao PFL, perdeu a eleição para senador em 1986, mas foi eleito para um novo mandato de deputado federal em 1990. Era irmão do ex-deputado federal pelo Ceará, Etevaldo Nogueira Lima, falecido em 2009. Outros dois irmãos tiveram atuação política no Piauí – Manoel Nogueira Filho, o Nogueirinha, que foi prefeito de Pedro II e deputado estadual e Aquiles Nogueira, também ex-deputado estadual.

 

Sua carreira política começou como secretário da Executiva Regional do PTB em 1960, passando pelo MDB e PMDB ao longo do Regime Militar de 1964.  Foi candidato a vice-governador do Piauí pelo PP nas eleições de 2006, na chapa do senador Mão Santa. Ciro também foi contemporâneo de nomes da política do Piauí como os ex-deputados federais Jesulado Cavalcanti, Hugo Napoleão, Mussa Demes, Joel Ribeiro, Celso Barros, José Luis Maia, Heráclito Fortes, Freitas Neto, Ludgero Raulino e Felipe Mendes.


Nascido em 22 de agosto de 1933 na cidade de Pedro II, Ciro Nogueira Filho era formado em Direito (1965)  pela Faculdade Federal de Direito do Piauí, atual Universidade Federal do Piauí. Exerceu a profissão e se elegeu por duas vezes deputado federal pelo Piauí.  Ciro também foi auditor fiscal da Previdência Social entre 1953 e 1984.   ex-deputado federal presidiu o PP do Piauí até a última segunda-feira, quando por motivos de saúde foi substituído por Júlio Arcoverde.

 

O velório aconteceu durante toda esta quinta-feira, sendo que o enterro está previsto para a manhã desta sexta, dia 29, no Cemitério São José.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »