23/04/2013 às 01h09min - Atualizada em 23/04/2013 às 01h09min

Aula inaugural reabre Escola Prof. Joaquim Nogueira Paranaguá, no Araticum

Escola faze parte do projeto de "nucleamento" da secretaria de educação

Portal Corrente

 

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 22 de abril, a aula inaugural na Escola Professor Joaquim Nogueira Paranaguá, na localidade do Araticum. A escola, que anteriormente era da competência do estado, passará a ser utilizada pela rede municipal de ensino, contemplando a região com o projeto de nucleamento das escolas do interior. “Tínhamos quatro escolas espalhadas nas regiões do Calumbi, Guanabara, Barra da Vereda e Palmira,  com salas multiseriais e com pouca estrutura. Aqui a estrutura é adequada, com uma sala para cada série, laboratório de informática, área de recreação, enfim, as crianças ganharão muito com a convivência e o aprendizado que lhes será proporcionado”, declarou Socorro Amorim, Superintendente de Educação.

A diretora da Escola, Maria da Guia Lemos, encara o desafio com otimismo: “Sou uma grande defensora da escola pública; minha formação é na escola pública e somente quem lutou muito, como foi o meu caso, é quem sabe da importância e a responsabilidade que temos com estas crianças. Acredito ainda que o único caminho para sair da alienação é a alfabetização”.

O vereador Toni colocou que se sente muito feliz em ver a escola reaberta: “minha família tem uma forte ligação com este lugar. Meu pai doou o terreno ao estado com o intuito de que aqui fosse utilizado prioritariamente para a educação. Nos alegra o acordo entre o estado e o município, que permitiu que esta escola fosse reaberta. Na época em que foi feita a doação, foi feito justamente um estudo para que a escola ficasse centralizada entre as diversas comunidades, o que hoje veio a favorecer os objetivos da secretaria de educação. Nossa luta continua; vamos requerer que se faça uma quadra poliesportiva, uma biblioteca, que o lugar seja cercado, enfim, hoje é o primeiro passo”.

O vereador Edilson Araújo declarou que, apesar da resistência de muitos, a nucleação trata-se de uma visão futurística desta gestão. Já a vereadora Valéria Lemos reforçou a importância dos núcleos de educação: “estamos falando de criar oportunidades de convivência, de conhecimento, sabedoria e o resultado será muito bom. Há uma equipe de professores de grande competência que irão realizar este trabalho”.

O vereador Salmeron Filho também destacou a importância da nucleação: “esse método busca centralizar as atividades escolares para chegarmos a um ensino de qualidade. Não se trata de fechar escolas, mas sim de reestruturar o sistema para oferecer um ensino melhor aos estudantes. Estamos lutando por um verdadeiro sentido para a educação”. Salmeron também colocou que a escola será ampliada, com a construção de uma biblioteca, por exemplo, pois a estrutura assim o permite, e o transporte já está sendo feito com veículos de qualidade.

Edite da Silva Souza, mãe de aluno e moradora da região, registrou seu depoimento: “gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por nos ter abençoado com a reabertura desta escola. Quero também agradecer ao prefeito, aos vereadores e professores que lutaram por esta escola e peço ainda a todas as mães que não tenham medo de mandar seus filhos. Com certeza está sendo feito o melhor pela educação delas”, declarou emocionada.

Por fim, a Secretária de Educação, Maria do Socorro Cavalcante, colocou a todos a satisfação que sente em poder proporcionar uma melhoria na qualidade do ensino no município. “A educação é a única ferramenta capaz de resgatar e dar possibilidade de futuro”, afirmou a secretária. Socorro Cavalcante também afirmou que a escola do Araticum jamais deveria ter sido fechada, pois possui condições de ser ampliada e salas suficientes para todas as turmas. A secretária fez ainda uma solicitação: “esta escola precisa do apoio da comunidade. Participem incentivem os professores, assumam um papel ativo na educação de seus filhos. E educação é uma parceria entre a escola e a família”.

Também estiveram presentes na aula inaugural o prefeito Jesualdo Cavalcante, o Chefe de Gabinete Salmon Filho, os vereadores Kadika, Joabe , Gilmário e Rivelino Cavalcante,  e a Secretária de Trabalho e Cidadania, Amélia Rosa Cunha da Silva.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »