29/08/2013 às 20h09min - Atualizada em 29/08/2013 às 20h09min

Subdefensor Geral recebe Comissão de Vereadores de Curimatá

Parlamentares solicitam que seja nomeado um Defensor Público para o município

Defensoria Pública

O Subdefensor Público Geral, Dr. Francisco de Jesus Barbosa, recebeu nesta quarta-feira (28), no Núcleo Central da Defensoria Pública,  uma Comissão de vereadores do município de Curimatá. Os vereadores compareceram á Instituição para solicitar que seja nomeado um Defensor Público para o referido município.

Segundo o ex-prefeito de Curimatá e atual advogado da Câmara Municipal daquela cidade, Valdecir Júnior, é grande a necessidade de um Defensor Público na Comarca devido a demanda de atendimentos que engloba também os municípios de Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo, Redenção do Gurguéia, Avelino Lopes, Júlio Borges, Parnaguá e Riacho Frio.
 
O Subdefensor Público Geral, Dr. Francisco de Jesus Barbosa explicou aos vereadores que embora não conte com um Defensor Público Titular, o município de Curimatá hoje já conta com o atendimento, através da Defensoria Itinerante,  da Defensora Pública Titular do município de Corrente, Dra Sheila de Andrade Ferreira, que atualmente se encontra em férias, mas  garantiu que mesmo nesse período a população das referidas cidades não será prejudicada. “Vamos conversar com o Defensor Público Dr. Afonso Júnior, Diretor da Defensoria Itinerante, para garantir que a população não fique desassistida nesses municípios”, disse o Subdefensor, explicando que o atendimento feito através da Defensoria Itinerante garante a presença da Defensoria Pública nas Comarcas  onde não existe um Defensor Público Titular ou Substituto , conforme prevê a Resolução Nº  014/2013 do Conselho Superior da Defensoria Pública, e segundo critérios definidos.
 
O Subdefensor afirmou ainda que a Defensoria Pública sempre busca prestar o atendimento à população,  independente do local onde a mesma resida e que esse atendimento só não é mais significativo devido ao reduzido número de Defensores Públicos com atuação  no Estado do Piauí. O Dr. Francisco Barbosa informa que, inclusive, nesse sentido foi solicitado recentemente ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí, Wilson Nunes Martins,  a nomeação de mais oito Defensores Públicos . “Apesar de sabermos do atendimento através da Defensoria Itinerante, essa reivindicação só vem comprovar a necessidade da nomeação de mais Defensores Públicos, para que possamos atender com maior eficiência a todas as Comarcas do Piauí”, afirmou o Subdefensor Público Geral.
 
A Comissão que compareceu ao Núcleo Central  da DPE-PI foi composta, além do advogado da Câmara Municipal de Curimatá, Valdecir Júnior, pelos vereadores Gabino Nunes, atual Presidente da Câmara; Benedita Guerra, atual Vice-Presidente; Alba Regina de Alencar, Adonaldo Rodrigues Bastos e Raimundo Nonato Bezerra.   

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »