01/07/2018 às 20h48min - Atualizada em 01/07/2018 às 20h48min

Número de prevenção ao suicídio 188 é gratuito em todo país

Parceria entre Ministério da Saúde e CVV faz com que 5.500 municípios brasileiros tenham acesso ao telefone

Uol/IG
É madrugada. Um telefone toca na zona norte de São Paulo. Imediatamente, alguém atende: “CVV, boa noite, gostaria de conversar?” 

Buscar ajuda por telefone se tornou inteiramente de graça. A partir deste domingo, 1º de julho, o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188, está disponível em todo o território nacional graças a uma parceria com o Ministério da Saúde. 

Desde 2017, o telefone já era acessível em 23 estados brasileiros. As exceções eram Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. 

O Centro de Valorização da Vida, órgão sem fins lucrativos que funciona desde 1962, é dedicado a escutar qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando como um apoio emocional e como uma prevenção ao suicídio. 

“Você tem um confidente, você contaria tudo? Inclusive “aquilo”?”, pergunta Carlos Correia, engenheiro e voluntário do CVV há 26 anos, “Aquilo” as pessoas guardam”. 

Mesmo havendo um receio em compartilhar as próprias dores, o CVV recebeu cerca de 2 milhões de ligações em 2017 e espera ultrapassar 2,5 milhões ainda neste ano. 

Segundo Félix Flor, servidor público e voluntário há 4 anos, as pessoas procuram a instituição porque precisam desabafar e contar histórias que, muitas vezes, amigos e familiares não aguentam mais ouvir.

Vale ressaltar que as ligações para o 188 são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, inclusive sem crédito, provenientes de qualquer cidade do estado contemplado, a partir desse domingo.

 
Ligação para prevenção do suicídio não é a única alternativa

Apesar da novidade representar um grande avanço no combate ao suicídio no Brasil, ligações não são a única alternativa para o usuário que pensa em suicídio e busca ajuda. O atendimento do CVV é realizado tanto pelo telefone como por email, chat online e até presencialmente numa das 89 unidades de atendimento espalhadas pelo País.

O CVV, que foi fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como de Utilidade Pública Federal desde 1973. O Centro conta com mais de 2 milhões de atendimentos anuais, realizado por aproximadamente 2.400 voluntários que  mantém total sigilo e anonimato necessário para quem quer tocar num assunto tão íntimo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »