14/11/2018 às 17h41min - Atualizada em 14/11/2018 às 17h41min

Wellington Dias entrega carta do Nordeste a Bolsonaro durante Fórum dos Governadores

O encontro foi promovido pelos governadores eleitos de São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro

O governador Wellington Dias, representando os governadores do Nordeste, se reuniu nesta quarta-feira (14), em Brasília, com o presidente eleito Jair Bolsonaro no Encontro dos Governadores Eleitos/Frente de Governadores pelo Brasil. Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense fez a entrega da Carta dos Governadores do Nordeste. O encontro foi promovido pelos governadores eleitos João Dória (SP), Ibaneis Rocha (DF) e Wilson Witzel (RJ). 

Durante o encontro, Wellington Dias ressaltou a urgência de medidas para o combate à violência e também apontou a necessidade de obrigatoriedade da União em contribuir para o Fundo Nacional da Segurança. “Nós já tivemos avanço nessa área da segurança com a aprovação do Sistema Nacional para a obrigatoriedade do plano de segurança, semelhante ao que temos com a saúde e educação, mas por conta da intervenção militar no Rio de Janeiro não foi possível votar o fundo. O Fundo Nacional de Segurança precisa ser obrigatório assim como acontece com o Fundeb e o SUS”, disse. 

Dias destacou como prioridade ainda para segurança a política de fronteiras. “Os estados do Sul, Centro-Oeste e o Amazonas sofrem muito. A ideia é ter uma política urgente de proteção as fronteiras, pois é por onde entram facilmente armas, drogas e ilícitos. Temos que ter uma Força Nacional Integrada, inclusive participamos da existente, mas precisamos do fundo para termos mais investimentos em tecnologia”, comenta o governador do Piauí. 

Outra pauta discutida foi ajuste fiscal. Os governadores do Nordeste se comprometeram a manterem o equilíbrio fiscal para a retomada do crescimento do Brasil.  “Todos nós, governadores, vamos ter que fazermos ajustes, mas isso tem que ser feito de forma que não barre o crescimento do país, porque se não tivermos investimentos o país não irá crescer”, ressaltou Wellington. O diálogo sobre as receitas públicas, com a redução da taxa de juros, além de medidas de combate à sonegação fiscal e de justiça tributária são pautas propostas pelos governadores.

O governador eleito de São Paulo, João Dória, agradeceu as contribuições propostas pelo governador Wellington Dias. “O governador destacou os temas da segurança, securitização, política de fronteira e saúde, questões que serão inseridas na nossa carta e agradeço mais uma vez a sua representatividade ao lado dos governadores do Nordeste”, finaliza.

Confira a Carta dos Governadores do Nordeste


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp