01/04/2019 às 07h56min - Atualizada em 01/04/2019 às 07h56min

Mulheres se reúnem e criam Coletivo de Mulheres Serra da Capivara

Portal O Sertão

Reunir mulheres da região da Serra da Capivara visando criar o 1° Coletivo de Mulheres Serra da Capivara, incentivando e fortalecendo as mulheres para ocuparem espaço nas eleições 2020, esse foi o objetivo do evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), no Centro Diocesano, em São Raimundo Nonato.

Participaram do evento; vereadoras, vice-prefeitas, prefeitas e mulheres representantes de movimentos. A mesa foi composta pela prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro; prefeita de São Lourenço, Michele Oliveira; a deputada federal Margarete Coelho; vereadoras Katiúscia Ribeiro e Ana Dias, ambas de São Raimundo Nonato; representante da Coordenadoria Estadual da Mulher, Josefa Lima; diretora técnica da Secretaria Estadual da Infraestrutura e colaboradora do evento, Pauliana Ribeiro; secretária de Políticas Públicas para Mulheres de São Raimundo Nonato, Yapuema Carvalho; presidente da Caixa da Assistência dos Advogados (CAAPI), Dra. Andréa Araújo e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de São Raimundo Nonato, Sônia Marlena.

A abertura do evento aconteceu ao som da música ‘Maria, Maria’ de Milton Nascimento, tocada pela sanfoneira Paloma e cantada por demais artístas locais. Durante o evento foram discutidos assuntos como; preconceito com o sexo feminino, os diferentes tipos de violência sofrida pelas mulheres, conquista das mulheres e o emponderamento feminino.

Na oportunidade a prfeita Carmelita Castro enfatizou sua conquista na política, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de São Raimundo Nonato e falou ainda sobre o marco do Coletivo Serra da Capivara.

“Esse é um momento único em nossa região, pois reflete o momento em que o país vivencia, que é o aumento da presença feminina e da sua força de trabalho em todas as instâncias da vida pública. Há um longo caminho a percorrer, mas nós, mulheres do Sertão do Piauí, vamos unir nossas forças, nossas lutas e conquistas, para incentivar outras mulheres a participarem da vida pública”, disse a gestora.

A Secretária da Mulher de São Raimundo Nonato, Yapuema Carvalho, afirmou que “Esse evento é um momento rico e de crescimento, pois apesar das conquistas, vivemos momentos de retrocesso em âmbito nacional. Aqui é uma oportunidade de emponderamento, pois é a iniciativa de expandir o espaço feminino na política do nosso estado”.

“É preciso de fato nos preparar, entender a política, nos engajar nisso, saber o papel das nossas representantes e lutar cada vez mais contra a violência financeira, física e piscológica. Devemos alcançar nosso objetivo, sermos preparadaa para em 2020 ocuparmos cargos de poder”, Andréa Araújo.

A Deputada Margarete Coelho, uma das responsáveis pela criação do coletivo, falou sobre a importância da participação feminina na política. “É palavra de ordem, uma mulher sempre abre espaços para outras mulheres. Há quem comente que nós mulheres somos desunidas, indecisas e que não sabemoa o que queremos, mas não é verdade! Nós sabemos sim o que queremos, onde vamos chegar e sempre vamos abrir espaços para outras mulheres”, disse, e citou as recentes aprovações na Câmara Federal, em benefício das mulheres, como a aprovação da lei de divórcio imediato as mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante o evento teve o lançamento do curso Mulher e Políticas Públicas e em seguida a Plenária final, com a criação do Coletivo de Mulheres da Serra da Capivara e encaminhamentos para criação de Fóruns. O próximo Coletivo de Mulheres será fundado na Região Norte do estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »