01/04/2019 às 22h13min - Atualizada em 01/04/2019 às 22h13min

Eleito presidente do consórcio interestadual, governador do Amapá anuncia união da Amazônia com os estados do Nordeste

Governador Wellington Dias representou o Fórum de Governadores do Nordeste no 1º Fórum de Governadores da Amazônia Legal na última quinta-feira.

Diário do Amapá
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (1), o governador Waldez Góes fez um balanço positivo do 1º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e destacou, entre outras deliberações, a criação do Consórcio Interestadual, que vai permitir aos 9 estados da Região Amazônica a realização de ações conjuntas, com o objetivo de captar mais recursos e ampliar os investimentos.
 
Eleito por unanimidade para ser o primeiro presidente, o governador do Amapá explicou que o Consórcio já foi criado e depende apenas da assinatura do governador do Tocantins, que ocorrerá ainda nesta segunda-feira, para em seguida publicar a Resolução no Diário Oficial da União. De acordo com Waldez, a secretária do Fórum viaja ainda hoje a Palmas (TO) com esse objetivo, explicando que o governador daquele estado ainda não assinou o documento porque embora tenha acompanhado o evento e participado das discussões por telefone, ele se encontrava em Tocantins, mas enviou uma equipe para participar das discussões.
  
A partir da publicação no Diário Oficial a união dos nove estados vai passar a ter vida jurídica, o que vai nos permitir contratar e estabelecer relações institucionais e jurídicas com as unidades federadas e também internacionais; o Consórcio terá sede em Brasília, uma vez que é lá que se estabelecem relações com todos os Poderes, e onde estão as representações diplomáticas dos países que mantém relações com o Brasil.


 
Ao justificar a participação do governador do Piauí, Wellington Dias, Waldez Góes disse que os estados amazônicos e nordestinos possuem uma agenda comum. “O Norte e o Nordeste têm uma agenda parecida, inclusive o Nordeste, nesse mesmo estágio, criou o Fórum de Governadores na mesma época que criamos o nosso; essa agenda que a gente tem trabalhado em nível nacional é mais próxima do Nordeste, por isso decidimos nos unir; o governador Wellington Dias é muito simples, muito atuante, temos ligações muito fortes e ele me propôs participar reunião de quinta-feira, veio do Piauí na quinta-feira a tarde e à noite nos reunimos e criamos uma agenda comum com o Nordeste, inclusive resolvemos criar o Fórum de Governador Norte e Nordeste, paralelamente aos dois fóruns específicos de cada Região. É importante essa união porque os 9 estados da Amazônia Legal possuem a maioria no Senado, e juntos, essa maioria será ainda mais ampliada; e agora com o senador Davi (Alcolumbre, DEM) presidente do Congresso Nacional nossa força será ainda muito maior”, analisou.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »