31/01/2021 às 11h42min - Atualizada em 31/01/2021 às 11h42min

Dos campos de terra do sertão para os gramados do Flamengo do Piauí: conheça a trajetória do jogador correntino Henrique Nunes

Viviane Setragni
Portal Corrente
Henrique hoje integra o time profissional do Flamengo Esporte Clube, do Piauí. (Foto: arquivo pessoal)
A vida do jovem correntino Henrique Nunes da Siva acaba de dar uma grande guinada, sonhada por todo desportista do interior: ele agora é integrande do time profissional de futebol do Esporte Clube Flamengo, do Piauí, e treina entre os melhores jogadores do estado.
 
Nascido no interior do município de Corrente, Henrique conta que começou a jogar bola nos campinhos de futebol da cidade: “Eu comecei a jogar bola no Aeroporto I e com 10 anos de idade eu fui morar na Santa Luzia, com o meu pai. Joguei muitos campeonatos pelo Santa Luzia e depois pelo PSG. Eu sempre pedia uma oportunidade pra fazer um teste em Teresina até que um dia eu entrei em contato com uns jogadores do Flamengo e eles me colocaram em contato com o treinador da base e ele me pediu pra ir até Teresina fazer um teste”, conta.

Ele relata que até a sua ida à capital foi feita com muita dificuldade, mas graças à ajuda do atual empresário, conseguiu fazer a viagem. “Falei com o Jackson, que hoje é meu empresário, e ele me ajudou muito. No começo me bancava em tudo, e eu vim pra cá (Teresina), fiz o teste e passei. Eu entrei em contato com o deputado João Mádison, ele sempre muito envolvido com esse meio esportivo, me convidou pra conversar com o treinador profissional. O treinador gostou de mim, assistiu um jogo meu, gostou também, e hoje já estou treinando com o time profissional”.

   
Dos campos de futebol do interior para os gramados da capital, Henrique conta como se sente.“Eu me sinto muito feliz em fazer parte hoje de um time como o Flamengo, um time que já tem uma tragetória no futebol. Eu pretendo conquistar muitas coisas grandes por esse time e o meu sonho é sempre poder ajudar o Flamengo, dar orgulho para a nossa torcida, com muita garra e vontade”.
 
Mas antes de chegar onde está hoje, o jogador de 19 anos de idade passou por grandes dificuldades.“Eu fui criado praticamente só, com meu irmão. Já passei muita fome e fui humilhado por muitas pessoas. Muita gente pensava que eu ia virar malandro, sabe como é, a pessoa que é criada só a tendência é virar alguma coisa que não presta. Mas graças à Deus eu sempre fui muito focado no futebol, sempre procurando coisas boas, sempre tendo fé que um dia eu ia conquistar meu sonho e continuei sempre buscando. Graças a Deus  meus dois irmãos mais velhos, que ajudaram a me criar, hoje estão no caminho de Deus, meu pai e minha mãe hoje também estão muito bem e me ajudam como podem, mas a minha história foi de muito sofrimento, passei muita necessidade na vida. Tinha tempos que eu não tinha nem roupa pra vestir, nem material pra ir pra escola”.
 
Jogar futebol, em meio a tantas dificuldades, requereu muita humildade e persistência. “Eu vim adquirir a minha chuteira aos 17 anos, sempre jogando com a chuteira dos outros, às vezes nem jogava jogo porque não tinha chuteira. Depois eu também ganhei um par do patrão do meu pai e depois fiquei com duas, mas ficar sem chuteira é muito difícil. Mas eu sempre fui muito humilde e procurei prestar atenção nos conselhos da minha mãe, dos meus irmãos”.
 
O deputado João Mádison, que apresentou Henrique ao técnico do time profissional do Flamengo, conta como foi aconteceu a sua partipação. “Todo mundo sabe que eu sempre gostei muito de futebol e quando o  Henrique chegou aqui em Teresina ele precisava de um time para treinar. Como eu, juntamente com outros empresários, vamos patrocinar o Flamengo no Campeonato Piauiense, eu conversei com o técnico Aníbal, o apresentei ao Henrique e ele gostou muito do jogador”.

   
Mádison revela ainda que o objetivo dos patrocinadores este ano é fortalecer o time somente com jogadores do estado. “Este ano o Flamengo só vai usar jogadores do Piauí, nós não vamos contratar jogador de fora. Nós queremos fazer um campeonato em que a gente possa estar colocando as revelações piauienses em destaque nacional, e nós esperamos que o Henrique possa ser um desses destaques. Nós vamos dar todas as condições para que ele possa treinar, a parte física na academia, na parte técnica o Flamengo está muito bem, e nós acreditamos que, além do Henrique, podem ter outros jogadores a serem indicados para treinar no Flamengo, e se forem aprovados, não há dúvida nenhuma de que daremos toda a estrura necessária para desenvolver um bom futebol”, acrescentou.
 
Henrique Nunes agradece aos seus grandes apoiadores, “em especial o meu empresário Jáckson Dias, que possibilitou a minha vinda a Teresina, ao deputado João Mádison, que me apresentou ao Flamengo e, em Corrente, ao João Paulo, que sempre que necessário me apoiou no esporte.

   
Para a classe política, Henrique faz um pedido. “Eu gostaria de pedir que eles se envolvam mais nos jogos, se envolvam mais com os jovens. O jovem que está dentro do esporte evita muitas coisas, como ir pelo caminho perdido, e os políticos que sempre estão ali apoiando, dando uma bola, dando uma ajuda e um suporte pros jovens ajudam a evitar muitas coisas ruins. Muitos entram pelo caminho errado, começam a beber, a fumar, a roubar, porque não têm nenhuma oportunidade”, frisa.
 
E para os que, como ele, estão na luta em busca dos seus sonhos em meio às dificuldades, aos que como ele buscam uma oportunidade, ele manda um recado. “Nunca desista, sempre tenha fé e foco. Quando queremos algo precisamos estar focados sem deixar a opinião dos outros tomar conta da nossa vontade, pessoas que nos criticam, que nos apresentam coisas erradas. Quando passamos pelas dificuldades na vida e nos apegamos à Deus vamos muito longe. As dificuldades da vida sempre vão existir, ainda mais pra quem mora no interior, numa cidade pequena, sem estrutura, superar tudo isso, ir para uma capital, fazer um teste, ser aprovado, por exemplo, é difíci mas não é impossível, pra mim o impossível na vida não existe!”.
 
O Campeonato Piauiense 2021 terá inicio no dia dia 20 de fevereiro, quando o Flamengo jogará com o Altos no estádio Felipão.


Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização do Portal Corrente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »