18/10/2022 às 21h44min - Atualizada em 18/10/2022 às 21h44min

Sebastião Barros realiza Projeto integrado entre Educação e Assistência Social para melhoraria do desempenho escolar

Estudantes da rede municipal de ensino e familiares participarão do projeto, que terá continuidade até o próximo ano

Ascom
Preocupados com o desempenho escolar das crianças e adolescentes de Sebastião Barros, as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação deram início a um projeto integrado que tem como principal objetivo analisar o comportamento dos estudantes em sala de aula da rede municipal de ensino e realizar ações voltadas para o desenvolvimento escolar dos alunos. De acordo com a assistente social Roneide Saraiva de Souza, a iniciativa surgiu após diálogo entre educadores, psicólogas e gestores, que constataram um comportamento diferenciado dos estudantes, de forma geral, neste ano de retorno às salas de aula, após praticamente dois anos de afastamento em decorrência da pandemia da Covid-19.
   
“Após uma reunião conjunta entre as duas secretarias, no dia 6 de setembro, na qual as duas gestoras, Gabriela e Nevanilta estiveram presentes, nós identificamos que diversos educadores apontaram que as crianças estariam dispersas em sala de aula, com problemas de indisciplina, de comportamento e falta de atenção, dificultando significativamente o processo de aprendizagem. A partir dessa constatação, foi proposto que as duas secretarias trabalhassem conjuntamente para encontrar soluções pontuais, realizando ações nas escolas, com as famílias e diretamente com as crianças, envolvendo os profissionais das duas secretarias”, explica Roneide.

   
Na primeira ação realizada, as crianças participaram de uma palestra, na qual foi destacada a importância dos estudos como preparação para a vida adulta e a necessidade de envolvimento dos estudantes nas atividades escolares, sob o risco de comprometerem o próprio futuro.
 
E nesta terça-feira, 18 de outubro, foi realizada a primeira ação diretamente com as famílias, na qual mães e pais da cidade foram chamados a participar de um encontro com psicólogos, assistentes sociais, educadores e gestores. O evento aconteceu no salão da Igreja Católica, o maior espaço disponível na cidade, que foi gentilmente cedido pelo padre.

   
“Na palestra de hoje, que teve também a presença da secretária de Educação e dos professores, eu fiz uso da palavra, assim como a psicóloca Fernanda Barros, onde nós destacamos a responsabilidade das famílias na educação, a importância dos valores a serem passados para as crianças, a importância da presença das famílias na escola e do diálogo entre a escola e a família”, relata a assistente social.
 
A ação realizada nesta terça-feira contemplou os pais dos estudantes da zona urbana e também da zona rural. "A nossa maior preocupação é trazer novamente as crianças para o estado de atenção mínimo necessário para a aprendizagem, a educação escolar é fundamental para o futuro desses estudantes. Por isso, o projeto tem previsão para continuar até o próximo ano", pontuou a secretária municipal de Assitência Social, Gabriela de Carvalho Dias.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »