11/02/2023 às 11h45min - Atualizada em 11/02/2023 às 11h45min

Paes Landim se despede da política e enumera o que fez em 34 anos como deputado

Portal AZ

O advogado e professor universitário José Francisco Pães Landim se despede da vida pública. Ele escreveu em suas redes sociais uma espécie de adeus à política e de agradecimento ao povo piauiense que de 1963 para cá, lhe garantiu 34 anos no mandato de deputado federal.

“Ao encerrar minha vida pública, quero agradecer ao povo piauiense - posto que, embora residindo em Brasilia desde 1963, me honrou com o seu voto, durante cerca de 34 anos de mandatos de Deputado Federal”, pontuou Para Landim. 

Trabalho prestado 

Um dos mais influentes deputados em Brasília, durante as últimas três décadas, sobretudo o bom trânsito no Poder Judiciário, Paes Landim faz um resumo do trabalho prestado ao seu Estado: “Tenho a sensação de que trabalhei muito pelo Piauí, numa época em que o Orçamento da União sequer era impositivo”. 

Criação de universidades 

Natural de Sao João do Piaui, de uma família de tradução política, Paes Landim foi autor de projetos que resultaram na criação de duas universidades federais no estado, um feito, por assim dizer, de fazer inveja aos demais representantes do eleitorado, mais afeitos obras de importância duvidosa. 

Diz ele: “Basta exemplificar a minha luta pela criação do primeiro curso de graduação de arqueologia no Brasil, em São Raimundo Nonato, em razão da minha emenda ao proieto de lei que criou a Universidade Federal do Vale do São Francisco; a criação da faculdade de medicina de Parnaíba e a subsequente criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba; Inclusive aproveito para agradecer aos então Ministros Fernando Haddad e Aloísio Mercadante que me ajudaram nesse processo”, destacou. 

Por fim, José Francisco Paes Landim destaca que não se valeu da atividade política para enriquecer - como se tornou bem recorrente na política brasileira: 

“Me sinto realizado! Imaginem se desde 1987 houvesse o orçamento impositivo, a facilidade que seria para angariar realizações para minhas lutas! A política me empobreceu! Em 1986, ao deixar a Universidade de Brasilia, a Procuradoria Geral do então Instituto Brasileiro de Café (IBC), tinha um patrimônio razoável, mas tenho certeza, que baseado na lição do apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé".

O ex-deputado não disse no seu texto o que irá fazer já agora sem mandato, mas é muito provável que siga na advocacia, como renomado jurista que é.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »