14/08/2023 às 09h33min - Atualizada em 14/08/2023 às 09h33min

Prefeitura de Sebastião Barros passa a ofertar gratuitamente a confecção da Carteira de Identidade no próprio município

Portal Corrente


A partir da última semana, os moradores do município de Sebastião Barros passaram a ter à sua disposição o serviço de emissão de Carteira de Identidade. Anteriormente, para a confecção do documento era necessário que o cidadão se deslocasse no mínimo até a cidade de Corrente, sem a garantia de que teria sucesso no dia da viagem, sem falar no custo, inviável para muitos, ou até na dificuldade do deslocamento, um empecílio para idosos e crianças pequenas. Agora, a emissão é feita na sede da prefeitura, uma facilidade ao alcance de toda a população.

Segundo o prefeito Pablo Carvalho, a oferta do serviço foi possível graças aos esforços da administração municipal junto ao governo do estado, que atendeu ao pedido feito pelo gestor. "Nós sabíamos dessa dificuldade dos moradores da nossa cidade pra fazer a emissão desse documento, um procedimento simples, mas muitos não tinham condições e nem acesso. O resultado é que muitas crianças não tem o RG e acabam crescendo sem o documento, sem falar naqueles que tem o documento muito antigo, que por lei não é mais nem aceito. Diante da situação, eu formulei um pedido à Secretaria de Segurança Pública e eles atenderam a nossa solicitação", explica o gestor.

Para a efetiva emissão do documento na cidade, a gestão municipal arcou com todas as despesas de equipamento e estruturação da sala, além de investir na formação do servidor que foi contratado exclusivamente para trabalhar no setor.

Na última semana, mais de 20 pessoas já foram atendidas, o que confirma o sucesso da iniciativa.


EMISSÃO

Para dar entrada na emissão da carteira de identidade, o cidadão pode dirigir-se diretamente à sede da prefeitura nas terças e nas quartas-feiras, das 8h às 12h30. Por dia, 10 pessoas são atendidas, sendo o atendimento por ordem de chegada.

É necessária a apresentação dos seguintes documentos:
  • 2 fotos 3 x 4;
  • certidão de nascimento ou de casamento (expedido a partir de 2005);
  • comprovante de residência.
É possível incluir ainda incluir na carteira de identidade, o número de outros documentos, que igualmente deverão ser apresentados no dia, como título de eleitor, cartão do SUS, PIS/Pasep, carteira de trabalho, registro profissional, certificado do alistamento militar e o tipo sanguíneo.

De acordo com o servidor responsável, Walmery de Sousa Reis, o prazo é de aproximadamente 30 dias para a confecção do documento. Ele reforça ainda que o serviço é totalmente sem custo para a população.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »