21/05/2018 às 16h49min - Atualizada em 21/05/2018 às 16h49min

Secretária de Saúde de Corrente é exonerada e vice-prefeito assume a vaga

Troca acontece em meio à polêmica convocação da ex-gestora para prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores

Sinara Cibele Machado dos Santos Nogueira, ex-secretária municipal de Saúde de Corrente, foi exonerada de seu cargo na última sexta-feira, 18 de maio. A portaria de nº 331/2018 foi publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira, 21. Assume em seu lugar o atual vice-prefeito do município, Dionízio Nogueira Júnior, conforme publicação na página do Facebook da prefeitura.

A troca de gestores na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente ocorre em meio a diversas polêmicas, como denúncias de mal funcionamento dos postos de saúde, fechamento de consultório odontológico pelo CRO, não cumprimento da carga horária por parte de alguns médicos e até falta de produtos de limpezas nas UBSs. As denúncias culminaram na convocação da secretária pelos vereadores do município, a qual deveria comparecer à sessão ordinária desta segunda-feira (21).

Já o vereador Toni Nogueira saiu em defesa de Sinara durante seu pronunciamento na sessão da Câmara do dia 14, onde afirmou que a secretária não dispunha de uma equipe comprometida, e fez uma comparação entre as gestões da pasta na atualidade e na época do ex-prefeito Jesualdo Cavalcanti, destacando a competência do ex-secretário Edivaldo Reis e de sua equipe.

O vereador trouxe ainda números, comparando a produção do laboratório municipal de análises clínicas no ano de 2016, de janeiro à junho, quando havia 4 bioquímicos contratados, somando 18.460 exames realizados à população do município. Já em 2017, de janeiro à junho, mesmo período e com 5 bioquímicos, o número de atendimentos cai para 3.360 exames, uma queda de aproximadamente 80% na produção, resultado, segundo o vereador, da falta de responsabilidade do gerente de análises clínicas.

Como é possível constatar, o novo secretário de saúde tem à sua frente o desafio de resolver problemas pontuais da pasta, além de unir a sua equipe de gestão, para que a população possa usufruir dos serviços de saúde aos quais têm direito. A urgência da normalização dos serviços se tornou ainda mais evidente nos últimos dias, já que atualmente os médicos do Hospital Regional de Corrente deixaram de absorver os atendimentos de casos menos graves, de responsabilidade dos postos de saúde, em detrimento dos casos de emergência, tal como preconiza o Ministério da Saúde.

Vale ainda registrar que a sessão da Câmara de vereadores desta segunda-feira (21) foi suspensa, sob a alegação de que a secretária de saúde, convocada para prestar esclarecimentos, foi exonerada.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »