23/07/2018 às 12h58min - Atualizada em 23/07/2018 às 12h58min

Firmino Filho afirma que mídia estadual prefere dramalhão mexicano a discutir sobre a real situação do Piauí

Em entrevista ao Portal Corrente, o prefeito de Teresina falou sobre eleição e os problemas do estado

Viviane Setragni
Portal Corrente
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve no município de Corrente no último sábado. O gestor da capital piauiense visitou os estandes da 43ª Expocorrente e ficou impressionado com o crescimento da feira nos últimos anos.

E entrevista ao Portal Corrente, Firmino falou sobre os rumos da política estadual, sobre qual deveria ser o foco das eleições e defendeu uma agenda de discussões voltada para as reais dificuldades enfrentadas pelos municípios.

O prefeito também fez uma dura crítica à grande mídia do estado, que estaria mais preocupada em fomentar um “dramalhão mexicano” do que nas discussões sobre as necessidades do Piauí. Confira:

EXPECTATIVAS PARA A ELEIÇÃO
 
Nós esperamos que a eleição possa ser explorada como a oportunidade ímpar de uma sociedade. O estado do Piauí tem como grande desafio desenvolver suas forças produtivas. Os indicadores da renda per capta, o Piauí é um dos três menores indicadores de desenvolvimento do Brasil, estamos no penúltimo lugar e nós precisamos mudar isso, precisamos dar um salto, e durante essa sucessão eleitoral nós precisamos debater questões graves do nosso estado, como o desenvolvimento econômico, a segurança pública. Nós vemos altos índices de violência não somente em Teresina, mas também nas cidades pequenas e até nas mais distantes. Precisamos fortalecer as forças de repressão, o judiciário, precisamos de políticas de prevenção com os nossos jovens, enfim, é necessário desenvolver uma política de segurança pública, adotando modelos de gestão diferentes do que tem sido até agora.

DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE

Outra questão muito grave é a centralização da saúde pública no município de Teresina. As neurocirurgias, por exemplo, estão totalmente centralizadas na capital do estado, diferentemente do Maranhão, tão criticado pelas suas políticas de saúde pública, mas onde há cinco municípios do estado que realizam esse tipo de cirurgia. Todos os municípios dependem de Teresina, os polos regionais não têm a resolutividade necessária e é importante que tudo isso seja debatido e que nós tenhamos o compromisso não só do governo do estado, mas também dos municípios para que nós possamos ter não somente a atenção básica, mas sim a realização de consultas especializadas, de exames e procedimentos mais sofisticados nas cidades polos e nos territórios, precisamos reverter essa concentração na capital e um debate sobre esse tema é fundamental.

DRAMALHÃO MEXICANO

Há tantas questões a serem debatidas, a sucessão estadual deveria ser baseada em uma agenda como essa. Infelizmente a grande mídia, principalmente da cidade de Teresina, busca transformar a sucessão estadual numa espécie de corrida de Fórmula 1, de dramalhão mexicano, de novela da Globo, ou seja, discute-se muito quem vai ficar com quem, quem vai trair quem, quem vai chegar em primeiro lugar, quem está em segundo, parece que nós estamos assistindo a um espetáculo cheio de idas e vindas, traições.. essa agenda pode até ser divertida do ponto de vista da mesa de bar, mas é uma agenda falsa, porque ela não fala dos nossos problemas concretos, da realidade do nosso povo e das dificuldades que estamos enfrentando. É necessário que nós façamos um debate aprofundado sobre a nossa realidade para que nós saibamos o que é que os candidatos querem para o futuro, para que, em uma eventual vitória, nós saibamos o que cobrar.

LUCIANO NUNES

Nosso partido (PSDB) tem o pré-candidato Luciano Nunes, que apesar de novo ele tem experiência, já fez parte da nossa equipe municipal, da equipe do Silvio Mendes também, é deputado estadual e conhece o bem estado todo, tem a capacidade de liderar uma equipe boa, ele é um sopro de esperança para que nós tenhamos um governo pra valer no nosso estado. Estamos trabalhando, sabemos das dificuldades de uma campanha para o governo do estado, mas ele está correndo muito, está disposto e fará uma campanha de qualidade, positiva e sairá com um resultado muito maior do que algumas pessoas esperam.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »